oi

Vidro comum: Possui diversas qualidades e pode ser utilizado em diferentes obras desde que estejam encaixilhado. Contendo, possui baixa resistência mecânica, sendo mais frágil e quebradiço que os demais. Ao se quebrar, o vidro comum espalha pedaços pontiagudos e cortantes.

Vidro temperado: É cinco vezes mais resistente que o comum suportando ventos. Caso seja quebrado, não forma cacos pontiagudos, mas pedaços menores e arredondados.

Vidro laminado: O vidro laminado, por sua vez, é menos resistente que o vidro temperado e tem pouca resistência a impactos frontais. Este vidro possui duas ou mais placas de vidro e, também, uma película de segurança no meio – espécie de filme plástico. Na fabricação, as camadas são prensadas e as lâminas ficam presas ao filme, como um sanduíche. Caso o vidro laminado quebre, esta película retém os pedaços de vidro, impedindo-os que se soltem.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por meio da norma NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, determina onde devem ser utilizados cada tipo de vidro: laminado para pisos, degraus, coberturas e guarda-corpos; temperado para boxes de banheiro, fogões, portas, janelas e divisórias.

 


vidro boxvidroboxvidro box biriguividrobox birigui